Famílias certificadas ou com estudo genealógico: atenção aos prazos para solicitar a nacionalidade com as regras em vigor
Os descendentes de judeus sefarditas com Certificação de uma Comunidade Israelita ou estudo genealógico podem beneficiar seus familiares a adquirir a nacionalidade portuguesa, pela via Sefardita, pelas regras atuais.
O benefício acontece porque a montagem de um novo processo é facilitada, a partir da adaptação da árvore genealógica. Ou seja, o estudo genealógico ou a certificação israelita pode agilizar a organização do pedido porque as pesquisas da árvore genealógica já estão concluídas.
Quem iniciar o processo até o dia 31 de março poderá garantir o direito com mais facilidades porque seguirão as regras anteriores, que exigem a comprovação de viagens ao longo da vida ao território português.
Seguindo as dinâmicas sociais, a Lei da Nacionalidade Portuguesa passou por alterações agora em 2024 e, a partir do dia 1º de abril, os descendentes de judeus sefarditas terão que comprovar um novo requisito que é a residência legalmente em território português pelo período de, pelo menos, três anos, seguidos ou interpolados.
A Nacionalidade Portuguesa é um direito histórico e uma herança familiar, que abre as portas do mundo. O passaporte português é o quarto mais poderoso e garante a liberdade de se viver em qualquer país da União Europeia e viajar para 191 países sem visto, incluindo Estados Unidos e Canadá.
CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA CERTIFICAÇÃO
A partir do seu certificado da Comunidade Israelita, o processo do seu familiar segue o trâmite abaixo:
1.º – Adaptação da árvore genealógica
Com as certidões de nascimento, casamento ou óbito, faremos essa adaptação genealógica.
2.º – Submissão do processo na CIL e Conservatória
Faremos a submissão em paralelo nas duas instituições (CIL e Conservatória),
pois o seu direito só passa a ser adquirido quando seu processo é submetido na Conservatória.